Objectivos: conhecer a anatomia da letra, as suas formas e contraformas; conhecer as diferenças entre caracteres, a sua legibilidade e limites de “reconhecibilidade”.
Orientação sobre as metodologias de trabalho adoptadas [na aula] na elaboração do exercício.
nota: no início da próxima aula devem ser entregues dois quadrados 20x20cm [recortados] com a composição final desenvolvida. A avaliação desta proposta de trabalho será efectuada na 1ª parte da aula.
Introdução do EXE #5 [classificação tipográfica] que iniciará no início da 2ª parte da próxima aula [#06]. Este tem por objectivos: conhecer as classificações das famílias tipográficas e identificar as suas características particulares.
16 exemplos [Ellen Lupton. Graphic Design – The New Basics.NewYork: Princeton Architectural Press, 2008. ISBN 978‐1‐56898‐702‐6]

Exemplo de exercício bem sucedido elaborado pelo aluno, Pedro Fernandes [no ano lectivo 2009-10] para o qual escolheu as letras 'X' e 'Z'16.10.2010 DG_PL [6ªfeira/S:D2/20h30-23h30]