Aula#14 [campanha 'design por uma causa']

PROJECTO #2_CAMPANHA 'DESIGN POR UMA CAUSA'_1ª FASE
Esclarecimento dos objectivos, da metodologia de avaliação, do faseamento e da calendarização do briefing#2 da campanha;

Início da 1ª fase do projecto: estruturação do problema e planificação da campanha: 1.O que é uma campanha? 2.Quais os objectivos deste projecto? 3.Qual a importância do ‘brainstorming’? 4.Qual é a pertinência desta campanha? 5.Quem queremos influenciar [target]? 6.Que meios a utilizar? 7.Como já foi feita? 8.Qual é o papel do Designer Gráfico [enquanto criativo] neste projecto? 9.Como irá ser a campanha?

Objectivos principais:
- resolução de um projecto com o objectivo de promover o raciocínio projectual, tendo como ponto de partida uma campanha de promoção de uma causa social e o desenvolvimento de todos os seus componentes [mensagem e suportes/canais a utilizar];
- dotar o aluno de capacidades de planificação e gestão de uma campanha publicitária ao longo de todo o processo, desde a concepção/criação até à produção final, ou seja, difusão/divulgação. Tem por objectivo fulcral o desenvolvimento de uma campanha de sensibilização [mensagem e suportes/canais a utilizar] para uma causa social.
- o aluno deverá planificar e gerir o seu projecto ao longo de todo o processo [metodologia de trabalho].
- o ponto de partida é a criação de um CARTAZ a cores, no formato [50x70cm], ao qual obedecerão [de forma coerente] todos os outros suportes de comunicação em termos de identidade, imagem, estilo e formas gráficas.


Mostra de alguns exemplos interessantes e actuais [imprensa, cartaz, tv] de campanhas publicitárias de consciencialização:





Referência a alguns exemplos bem sucedidos de projectos de campanha desenvolvidos pelos alunos, Mário Meira, Claudia Vale e Bárbara Vaz; Nuno Korpys, Luís Oliveira e Liliana Pinto, no ano lectivo anterior [mtd 2009-10]:

Aluno_Mário Meira_MTD II [projecto #2_campanha de sensibilização - design por uma causa] from vitor tavares on Vimeo.









12.04.2011 DG_PL [3ªfeira/S:D2/20h30-02h30]